Mensagens inspiradoras




O amor do Pai




Fazia tempo que eu não passava por aqui. Mas hoje, enquanto eu estava lendo a revista "A Liahona", me bateu aquela vontade de ressuscitar este blog! Gosto de ler e refletir sobre as escrituras, então... Melhor do que guardar isso só com a gente, é compartilhar!


Estava lendo um discurso do Élder Dallin H. Oaks onde no final, ele presta seu testemunho sobre a Expiação e diz: "Para mim, o milagre da Expiação de Jesus Cristo é incompreensível. Mas o Espírito Santo deu-me um testemunho de sua veracidade." Ao ler essas palavras, comecei a refletir sobre as inúmeras coisas que li nas escrituras e que são difíceis de compreender. Pensei particularmente em uma, mas não vou citar aqui. É um assunto um pouco polêmico. Mas entendi que, mesmo que eu não compreenda os motivos, eu preciso buscar a orientação do Espírito Santo para me ajudar a compreender que aquilo é uma verdade que algum dia eu vou ter que entender e aceitar. Nem sempre é fácil compreender as coisas que Deus reserva para nós. Nem sempre é fácil compreender alguns princípios bíblicos, mas é fácil aceitar quando temos a certeza da importância dessas coisas em nossas vidas. É fácil aceitar quando entendemos que Deus nos ama e quer o melhor para nós. Que tudo o que Ele fez e faz é para nosso benefício. Não é tão difícil compreender o quanto Ele está presente em nossas vidas, é uma questão de olhar com atenção. É colocar as dúvidas de lado e acreditar que as coisas não acontecem por acaso, sempre há uma razão para tudo. E sempre há a presença de Deus em nossas vidas tentando nos mostrar algo, às vezes só tentando mostrar que Ele está presente, está tão próximo, mais próximo do que queremos acreditar. Ele é real. Conhece a cada um de nós. Conhece nossos pensamentos. Todos os nossos pensamentos. Não podemos compreender a plenitude de Seu amor por nós, mas podemos aceitar que Ele nos ama. Não há como compreender a razão de todos os mandamentos que Ele nos deixou, mas há como compreender que nenhum deles é para nos prejudicar, pois se refletirmos um pouco mais, perceberemos que tudo o que Ele nos pede, se reverte para o nosso próprio bem. Não há como duvidar do Seu amor se nos dispusermos a ponderar. Não precisamos ter respostas para tudo. Só precisamos de uma certeza: Acretitar que Ele existe. Então todo o resto vai se encaixar...













“Quero ser amigo dos que não têm amigos e ter alegria em atender às necessidades dos pobres.


Quero visitar os doentes e aflitos a fim de inspirar-lhes o desejo de ter fé para serem curados.


Quero ensinar a verdade para aumentar a compreensão e abençoar toda a humanidade.


Quero buscar o errante e tentar trazê-lo de volta a uma vida justa e feliz.


Não desejo forçar as pessoas a viver segundo meus ideais, mas persuadi-las com amor a fazer o que é certo. Quero viver entre as pessoas e ajudar a resolver seus problemas para que sua vida terrena seja feliz.


Quero evitar a publicidade dos altos cargos e desencorajar a adulação de amigos inconsequentes.


Desejo nunca ferir conscientemente os sentimentos alheios, nem mesmo daqueles que me prejudicaram ou ofenderam, mas quero procurar fazer o bem e torná-los meus amigos.


Quero vencer a tendência ao egoísmo e inveja, regozijando-me com o sucesso de todos os filhos do Pai Celestial.


Não desejo ser inimigo de nenhuma alma vivente.


Sabendo que o Redentor da humanidade ofereceu ao mundo o único plano que nos desenvolverá plenamente e nos tornará realmente felizes aqui e na vida futura, sinto ser não apenas um dever mas um privilégio abençoado poder divulgar essa verdade.”


Presidente George Albert Smith 










Atualmente os desastres naturais que vem acontecendo tem chamado nossa atenção. Ficamos atemorizados apenas em ver as manchetes nos jornais. Imaginem como se sentem as pessoas que estão vivendo isso. Que estão vendo suas casas serem destruídas sem restar nada, seus filhos soterrados, e não tem ideia do que fazer nem para onde ir...


Nos deparamos constantemente com dificuldades como desemprego, fome. Não a fome de um dia, mas a fome de uma vida inteira. Doenças, morte, acidentes... Tudo isso nos abala, faz com que nos sintamos tristes e desanimados. Sentimos pesar, e muitas vezes nos perguntamos... Onde está Deus? 


Quando vemos grandes tragédias acontecerem na vida das pessoas sentimos pesar, sentimos compaixão, sentimos desejo de ajudar, desejo de mudar tudo. Nós que somos imperfeitos e limitados sentimos isso, por nossos irmãos, imagine Deus! Imagine o que Ele sente por Seus filhos!


Sim, Ele vê nosso sofrimento. Ele vê todas essas calamidades. Ele vê todas as lágrimas e sente todas essas dores. E onde Ele está? Ao nosso lado. Ele sempre está ao nosso lado. Somos nós quem não conseguimos ver. Mas algumas pessoas conseguem...


Ele está no olhar de esperança do homem que depois de perder tudo em uma enchente, falou: “Eu vou reconstruir”.


Ele está no coração do homem que depois que perdeu tudo, inclusive a própria família, não desistiu, e foi ajudar no resgate de outras pessoas que estavam soterradas.


Ele estava envolvendo em seus braços a criança em Nova Friburgo, que depois de 15h soterrada, foi resgatada sem nenhum arranhão.


Ele estava na esperança de cada pessoa que ao invés reclamar e se revoltar, estavam felizes e gratas por terem suas vidas salvas.


Ele estava na perseverança da mulher de São Paulo que disse: “Não podia morrer. Tenho filhos para criar”.


Ele estava na atitude de cada pessoa que deixou seus lares e seu conforto, doando seu tempo e esforço, para ajudar os bombeiros no resgate de pessoas que eles nem conheciam.


Ao ouvir falar de cada uma dessas pessoas e muitas outras que tiveram atitudes semelhantes, eu vejo Deus. 


Ele é o amor que nos motiva a fazer o bem.


Não O julguem como um Pai ausente. Ele já nos enviou Seu Filho, que sofreu muito mais do que qualquer pessoa. E hoje Ele nos envia o Seu Espírito para nos consolar, e Seus anjos para nos servir.


Essa vida é muito curta comparada à Eternidade. Somos criancinhas, e não iremos conhecer todas as coisas agora. Mas para tudo há um propósito. E cada obstáculo que vivemos aqui vai nos fortalecer e vai nos fazer amadurecer na difícil jornada que nos leva de volta à Ele.


Só devemos ter uma certeza: Ele nos ama e está aqui.


Se abrirmos os olhos, conseguiremos vê-Lo.
















Depois de um final de semana apreciando a 181ª Conferência Geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, me sinto hoje mais que edificada pelos ensinamentos inspiradores de pessoas tão especiais. Os líderes gerais de A Igreja de Jesus Cristo verdadeiramente são servos de Deus. Suas vidas, seus exemplos, suas palavras denotam isso.


Relatarei em minhas próximas postagens o que pude aprender, o que pude refletir através dos ensinamentos que a Conferência nos proporcionou.


Começo a semana cheia de bons sentimentos acerca do futuro. Sabendo que os desafios sempre irão existir nesse mundo, mas me sinto mais preparada para enfrentá-los. Pois confio plenamente no amor de Deus por Seus filhos. Ele não nos desampara e não esquece de nós um minuto sequer de nossa existência.














Hoje tratarei de um assunto um pouco delicado. Algo que não é muito falado nem divulgado, ou pelo fato das pessoas não mais valorizar o assunto, ou por receio de expor suas opiniões às críticas.


Hoje, eu tenho coragem para defender o que acredito. E coragem para falar quando algo me incomoda. Defendo meus ideais, principalmente quando eles são condizentes com a vontade de meu Pai. Então falarei sobre a castidade.


A castidade é um mandamento que continua em vigor. Não é algo ultrapassado como muitas pessoas pensam. Existem pessoas que não sabem nem o que significa castidade. Castidade é uma virtude. É a abstinência de qualquer tipo de relação sexual antes do casamento. É a fidelidade ao cônjuge após o casamento em pensamentos e ações.


O mundo atual considera as relações sexuais antes do casamento aceitáveis. Mas Deus é imutável. Suas leis morais são válidas hoje como foram em qualquer época.


Nosso corpo é algo sagrado. Algo que Deus criou exclusivamente para nós. Há uma escritura que diz: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; por que o templo de Deus, que sois vós, é santo.” I Cor. 3:16-17.


Será que nosso corpo não é algo de valor? Então por que usá-lo indevidamente?


Existe uma palavra bem pouco conhecida entre a maioria das pessoas, que é fornicação, ou seja, a prática sexual entre pessoas solteiras. Quer o mundo atual aceite ou não, a fornicação é um pecado, pois “O Senhor tem apenas um padrão de moralidade: a total castidade tanto para homens como mulheres antes do casamento e a completa fidelidade depois.” Spencer W. Kimball.


A modernidade não justifica a renúncia aos mandamentos de Deus, pois eles não são temporais, são eternos.


“... Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.” I cor. 6:13


“Por que esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra (...) Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. I Ts. 4:3-4,7.


Somente no casamento as relações sexuais são aprovadas por Deus. Mas infelizmente, no mundo atual, a infidelidade é algo que está destruindo esse relacionamento. O adultério também é algo destrutivo e abominável à Deus.


No Velho Testamento, conhecemos a história de José. Ao ser levado ao Egito, José serviu a Potifar, morou em sua casa. Potifar entregou aos cuidados de José tudo o que possuía. A mulher de Potifar, desejou José, e tentou seduzi-lo, este, por sua vez, não cedeu aos seus pedidos e falou: “Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?” Gn.39:9.


A lealdade de José tem sido um exemplo aos justos até os dias atuais. Ele conhecia os mandamentos de Deus, e os respeitava. 


Também podemos ser um exemplo aos fiéis. Não precisamos ir contra a vontade de Deus para ceder à vontade dos homens. Não precisamos temer nossos amigos mais do que a Deus. É preciso, muitas vezes ter a coragem de dizer: “Não. Isto é errado, e eu não vou fazer.”


“A vida sexual pura no casamento legítimo é aprovada. Há um momento adequado para todas as coisas de valor. No entanto, os encontros sexuais fora do casamento legal tornam a pessoa um objeto a ser usado, uma coisa a ser explorada, algo permutável, explorável, consumível.” Spencer W. Kimball


“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.


Por que tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.


E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” I Jo. 2:15-17. 





“Não sei se será possível a uma alma tornar-se tão degenerada a ponto de perder toda consideração para com o que é puro e casto, bom e verdadeiro, e semelhante a Deus. (...) Não creio que exista uma alma no mundo que tenha perdido completamente todo o conceito do que é puro e bom e a admiração por essas coisas, quando as contempla. É difícil acreditar que um ser humano possa tornar-se tão depravado a ponto de perder todo o desejo de também ser bom e puro, se isso fosse possível; mas muitas pessoas se entregaram ao mal e chegaram à conclusão que não existe nenhuma chance para elas. Enquanto há vida há esperança, e enquanto houver arrependimento existe chance para o perdão.” Joseph F. Smith.


Temos um Pai justo e amoroso. Ele nos espera. Ele nos perdoa quando nos arrependemos sinceramente. Jesus Cristo pagou por nossos pecados. Ele morreu por cada um de nós. Não precisamos sofrer como Ele sofreu caso nos arrependamos. Precisamos apenas ser mais gratos pelo sacrifício que Ele fez por nós. Vivermos uma vida digna é o mínimo que podemos fazer. Precisamos saber o que Deus espera de nós, e sermos obedientes aos seus mandamentos. Deus ama cada um de Seus filhos, e os espera. Cabe a nós caminharmos em Sua direção, ou nos desviarmos por caminhos que nos afastarão Dele. Pois Ele nos deu o livre arbítrio, e todas as coisas são feitas de acordo com nossa própria vontade.


Com amor,


Elaise Lima.







“De todas as criações do Todo-Poderoso, não há nada mais belo e inspirador do que uma adorável filha de Deus que se porta com virtude tendo a compreensão do motivo pelo qual deve fazê-lo, que honra e respeita seu corpo como sagrado e divino, que cultiva sua mente e constantemente alarga o horizonte de sua compreensão, que nutre seu espírito com a verdade eterna.” Gordon B. Hinckley















Vivemos em um mundo repleto de atrativos e em conseqüência disso, a cada dia temos inúmeras escolhas a fazer. Estudos, trabalhos, família, amigos, todos exigem nossa atenção e dedicação. O mundo está diante de nós. O mercado profissional cobra que nos qualifiquemos cada vez mais. Investimos em cursos universitários, especializações, cursos de extensão, de capacitação profissional... A cada dia surgem coisas novas. A cada dia precisamos nos reciclar. E enquanto isso nossas outras responsabilidades não param. Os filhos continuam crescendo e exigindo nossa constante atenção. Eles dependem de nós. Nós precisamos educá-los e ensiná-los a ter responsabilidades. O casamento precisa ser vivificado a cada dia com amor e atenção. E assim segue a nossa vida, com inúmeras ocupações. Tornando difícil para nós, estabelecermos prioridades. Mas diante de tudo isso, de todas essas ocupações, devemos perguntar: O que me será de maior proveito?


A resposta é simples: O que será de maior proveito, é algo que geralmente negligenciamos: É o tempo que passamos com Deus.


Será que em nossa vida atribulada passamos algum tempo com Ele?


Passar um tempo com Deus significa nos desligarmos de nossas atividades diárias, de nossas preocupações, nos ajoelharmos e termos uma conversa sincera com Ele. Essa conversa precisa ser calma, sem pressa, em um ambiente tranqüilo.


Precisamos constantemente demonstrar a Deus que nos preocupamos com nosso relacionamento com Ele. Que gostamos da presença Dele em nossas vidas, e que necessitamos Dele para podermos prosseguir vivendo. Por que de todas as coisas, o que será de maior proveito é o nosso relacionamento e obediência à Ele. 


Não viveremos aqui eternamente. Estamos aqui nos preparando para voltarmos a viver com Deus. E com certeza, quando chegar o dia do nosso acerto de contas com Ele, Deus não exigirá de nós o nosso currículo profissional. Nem nos julgará pelos bens materiais que adquirimos aqui. O que importará será o que estaremos levando em nosso coração e o que temos feito com os mandamentos que Ele nos deu, de amar e servir aos nossos irmãos.


Que possamos refletir mais sobre como estamos usufruindo o tempo de vida que Deus nos deu. E como podemos tirar maior proveito das coisas que Ele nos ensinou e pediu que fizéssemos. Essa vida é um tempo de preparação. O que iremos levar de volta para Ele?










Gosto de observar as pessoas. Mas não observo roupas, calçados, acessórios, ou qualquer coisa que esteja na moda. Para isso eu sou bastante desligada. Se eu passar cinco minutos conversando com alguém, e depois você me perguntar que roupa tal pessoa estava usando, não vou saber lhe responder, a menos que seja algo bem extravagante. Mas se você me perguntar, como tal pessoa estava, acho que vou saber lhe responder se estava triste, feliz, preocupada, desanimada, ou com algum problema. Tente observar o que há dentro das pessoas, e não o que há por fora. Aconselho você a fazer isso. Sabe por quê? Por que você descobrirá riquezas onde jamais pensaria encontrar.


Há pouco mais de um mês eu vi uma demonstração do que Deus é capaz de fazer na vida de alguém para trazê-la de volta ao caminho certo, ao caminho que conduzirá a Ele. Deus manifesta o Seu amor pelas pessoas a cada dia. E muitas vezes, isso nos passa despercebido, pelo simples fato, de não sermos bons observadores.


O que aconteceu a essa pessoa, acontece a muitas outras, mas nem todas sabem reconhecer que se trata de um chamado divino para o arrependimento seguido de uma oportunidade de mudança de vida. O fato é simples: Acontece uma situação difícil em sua vida, você sente que errou e que precisa mudar, você sente que está triste com suas atitudes, e que algo precisa ser feito. Algo que parece estar acima de sua capacidade e compreensão. Você não sabe exatamente o que fazer, mas a resposta vai aparecer. A resposta muitas vezes chega através de alguma pessoa. Essa pessoa vai lhe dizer algo que você precisava ouvir, vai lhe fazer um convite, mas muitas vezes você vai ignorar, por que esse convite está exigindo demais de você. Está exigindo mudanças! E muitas vezes para mudar é preciso coragem. Por que, às vezes, para mudar, vai ser preciso decepcionar alguém. Alguém que esteja perto de você acostumado com sua vida vazia, mas que, pelo fato de só olhar você por fora, não percebe que você não está feliz. E a essa pessoa, você tem medo de decepcionar. Mas não tem medo de decepcionar a Deus, que não está feliz com suas atitudes, e está mandando pessoas para lhe ajudar.


Conheço pessoas incríveis. Pessoas que por fora não são agradáveis aos homens, mas que por dentro, são agradáveis a Deus. Essas pessoas tiveram a humildade e a coragem para aceitar o convite Dele, e fazer as mudanças necessárias, para uma vida mais feliz.


Agradeço à Deus por ter tido a oportunidade de observar tais pessoas, e ter aprendido com elas, que o que mais importa, é o que você é por dentro.


Quando olhamos a aparência física, a beleza ou a falta dela, as roupas esfarrapadas, a dificuldade de expressar a fala, quando olhamos somente o exterior das pessoas, estamos perdendo uma grande oportunidade de enxergar o que há por dentro. E de aprender que as maiores riquezas da vida, está naquilo que não se pode comprar: Um sorriso genuíno, a honestidade em todas as coisas, a paz na consciência, e uma alma pura. Um coração disposto a obedecer à Deus, é algo mais valioso que podemos encontrar. Mas só vamos descobrir isso, quando aprendermos a olhar...


“Há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas.” Pv.13:7










Certo dia ao abrir uma dessas redes sociais disponíveis na Internet, me deparei com uma certa comunidade cujo o título era: “Chega de Cristão hipócrita!” Por curiosidade fui dar uma olhada na tal comunidade e percebi que ela mencionava os cristãos que dizem amar a Jesus, que dizem que Jesus é 10! mas que são pessoas racistas, preconceituosas, que não ajudam ninguém... e segue adiante com uma lista enorme de defeitos que a maioria de nós possui.


Todos nós possuímos uma certa dose de hipocrisia. Ninguém fala o que pensa o tempo todo. Todos nós somos imperfeitos, mas é certo que todos nós possuímos qualidades também.


Geralmente as pessoas que são adeptas a alguma religião são muitos cobradas no que se refere aos padrões morais. O fato de conhecermos as palavras de Deus e o exemplo que Cristo deixou para nós não significa que somos perfeitos. Independente de religião todos somos humanos, fracos e pecadores.


Em qualquer igreja iremos encontrar pessoas que não vivem de acordo com o que conhecem. Assim como também vamos encontrar pessoas incríveis, que nos ajudam e nos fazem bem. Mas independente do que encontremos, nosso olhos devem estar voltados a Cristo. Devemos seguir o exemplo Dele, e não o de outras pessoas.


Dieter F. Uchtdorf falou: “Tudo o que buscarmos, certamente acharemos.” Se entrarmos em uma igreja procurando os defeitos das pessoas, iremos encontrar. Se procurarmos qualidades, iremos encontrar também. Depende unicamente de nós o que vamos buscar!


O bem e o mal sempre estarão diante de nós. Mas somos nós que temos o livre arbítrio de escolher o que seguir. Nós também podemos escolher o que vamos guardar em nosso coração: aquilo que nos faz bem, ou o que nos faz mal. Tudo depende do que você procura encontrar.


E quem são os verdadeiros seguidores de Cristo? Aqueles que mudaram o coração e não tem mais disposição para praticar o mal. Essa mudança é algo que ocorre lentamente na vida das pessoas. Passo a passo. Preceito por preceito. Não devemos julgar ninguém apenas por uma atitude. Todos nós somos falhos e precisamos melhorar nossa conduta em relação aos nossos semelhantes.


Os verdadeiros seguidores de Cristo, só Ele mesmo conhece. Por que somente Ele vê o coração, e não a aparência. (I Sm. 16:7)


“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?” Mt. (7:1-3)


















Um dos personagens bíblicos que mais gosto é João Batista. A vida dele foi um grande exemplo para nós. E um grande exemplo merece ser estudado. Não tenho pretensões de fazer aqui um estudo completo sobre sua vida, mas pretendo realçar pontos que considero significativos para nós.


O nascimento de João Batista foi algo formidável. Ele realmente foi alguém escolhido e preparado. Foi uma verdadeira dádiva à Zacarias e Isabel, seus pais. Ambos eram avançados em idade, e Isabel era estéril. Imaginem quanto tempo esse casal teve que esperar para ter seu precioso filho. Mas eles foram os escolhidos. As escrituras nos dizem que “eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor” Lc. 1:6 Todos esses anos de devoção e fidelidade ao Senhor, resultou no grande privilégio de serem pais do homem que preparou as pessoas para a vinda do Messias.


João Batista batizava no Jordão, pregava arrependimento e batismo para remissão dos pecados. “E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas alparcas” Mc. 1:7 João Batista foi um exemplo de serviço e humildade, ele cumpriu fielmente seu chamado. Batizou o Filho de Deus, para que fosse cumprida toda a justiça. 


Quando Jesus Cristo iniciou seu ministério, alguns judeus questionaram aos discípulos de João Batista acerca do batismo, pareciam incomodados pelo fato de muitas pessoas procurarem Jesus e serem batizadas por seus discípulos. A resposta de João a esse fato, demonstra a sua grande espiritualidade: “É necessário que ele cresça e que eu diminua” Jo. 3:30 João sabia que já havia cumprido seu dever. As pessoas que antes o procuravam, precisavam agora direcionar-se a Jesus, e aceitá-Lo como o Messias. - Eu não sou o Cristo, dizia João - mas sou enviado adiante Dele. Jo. 3:28 


O próprio Salvador testemunhou a respeito da missão de João Batista, demonstrou seu respeito e amor por ele. Uma das escrituras que demonstra o amor que Jesus tinha por João é que após ele ter sido decapitado, quando os discípulos vieram anunciar o fato, Jesus se retirou para um lugar deserto. Mt. 14:13. As escrituras não relatam o que Ele fez, mas provavelmente o Salvador se entristeceu. 


João Batista foi um exemplo raro de pessoas que aceitam o seu papel sem querer se engrandecer. Ele poderia continuar com muitos seguidores, mas ele sabia que precisava conduzir as pessoas à Cristo. E aceitou isso com facilidade. “É necessário que ele cresça, e que eu diminua.” Será que entendemos de fato o que isso significa? Algumas vezes precisamos sair da frente de algumas pessoas, e permitir que elas cresçam e se desenvolvam. Precisamos eliminar o sentimento de competitividade e entender que cada um tem o seu papel. Em alguns momentos somos responsáveis por determinadas funções, mas quando chega o momento de nos afastarmos e delegarmos as responsabilidades à outros, será que assumimos a mesma postura que João? Ou nos apegamos à nossa popularidade? À sensação de sermos insubstituíveis? 


Não fomos designados a preparar o caminho daquele que veio ao mundo salvar. Mas a partir do momento que assumimos e reconhecemos nosso papel como filhos de Deus, precisamos trazer às ovelhas perdidas de volta ao lar, e deixar que elas cresçam. E permitir que elas cresçam. Precisamos abrir o caminho, e permitir que nossos irmãos progridam. Precisamos deixar o egoísmo e as honrarias de lado, e sermos mais humildes e benevolentes.


“Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?” Jo.5:44.



















Tenho vivido muitas experiências boas nestes últimos meses. Quando falo boas, não quero dizer que a minha vida tem sido um mar de rosas (por que de fato não tem). Mas quero dizer que tenho amadurecido, crescido espiritualmente e aprendido a olhar fatos e pessoas de modo diferente. Ninguém é perfeito. Eu não sou perfeita. Mas é impressionante como cobramos a perfeição nas outras pessoas! 


Temos que aprender a olhar para as pessoas como Jesus Cristo olhou. Sem julgamentos, mas cheio de amor. “O Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. I Sm. 16:7 Precisamos aprender este princípio, de não julgar, de acordo com o que a nossa limitada visão vê. Ao invés disso, se pensássemos em compreender mais as pessoas, a refletir sobre o que as levam a agir de tal modo, entenderíamos muitas coisas, seríamos mais altruístas, e sentiríamos mais o amor de Deus em nós.


Jesus Cristo nos disse que os sãos não necessitam de médicos, e sim os doentes. (Mc. 2:17) Ele, em sua perfeição, não buscava andar com “pessoas perfeitas”, e sim com aqueles que necessitavam de seu auxílio, doentes (espiritualmente), os necessitados, os afligidos. Na mesma escritura Cristo fala que veio chamar os pecadores ao arrependimento, não os justos. Não devemos seguir o exemplo de Cristo? Mas como chamar os pecadores ao arrependimento se os desprezamos? Se só queremos a companhia de pessoas perfeitas? Como oferecer o arrependimento às pessoas se precipitadamente já a julgamos como um caso perdido? Indignos de nossa atenção.


Li certa vez um texto de Shakespeare que dizia que em toda e qualquer situação existe sempre dois lados. Geralmente só conhecemos parte da situação e julgamos todo o resto. E se nós mesmos estivermos envolvidos na situação, o lado melhor da história será o nosso, e o erro sempre será dos outros. Por que é tão difícil reconhecer quando nós mesmos estamos errados? Por que é mais fácil culpar os outros? Essa é uma atitude egoísta muito comum no homem natural. E Cristo, com todo o seu amor por nós, nos deixou o exemplo de tudo o que devemos fazer para nos despojarmos do homem natural, e procurarmos viver como seres espirituais, com as características que herdamos de nosso Pai Celeste, por sermos seus filhos.


Seremos mais felizes se olharmos às pessoas ao nosso redor com mais amor e menos rótulos.


Seremos mais justos se olharmos para nós mesmos como olhamos para as outras pessoas. Mas em todo o caso, não precisamos ficar sempre pensando em julgamentos, por que isso cabe a Deus, somente. O que precisamos é agir a cada dia seguindo o exemplo que Cristo nos deixou, pensando em fazer o bem, em socorrer àqueles que estão precisando de ajuda, e tentando ser melhor a cada dia. “Todos os mandamentos de Deus, nos abençoa se os guardarmos”. No fim, quando fazemos bem ao nosso próximo, estamos fazendo o bem à nós mesmos. 










Viver não é nada fácil! São muitas as dificuldades com as quais nos deparamos a cada dia. E algo que dificulta ainda mais é o fato de também não ser tão fácil ter alguém com quem realmente podemos conversar e confiar. Ter alguém que queira ouvir e ajudar. É difícil ter amigos. Vivemos em um mundo movido por interesses, onde as pessoas agem em torno daquilo que irá beneficiá-las de algum modo.


Ouvir os problemas de alguém não é prazeroso para ninguém. Mas às vezes é necessário. Servir ao próximo exige sacrifícios. E sacrificar-se em benefício de alguém é algo muito compensador. Não precisamos viver apenas centrados em nós mesmos. Ajudar faz bem. O mundo precisa de mais pessoas dispostas a ouvir e servir.


Quem algum dia já precisou desabafar com alguém? Todos nós. E a maioria de nós também já passou pela experiência de em um momento assim, não encontrar ninguém com quem pudéssemos dividir nossas dores e solidão. Muitas vezes estamos cercados de pessoas que parecem não enxergar nosso sofrimento, muitas vezes estamos cercados de pessoas em quem não podemos confiar.


Muitas vezes somos traídos por alguém em quem confiávamos. Algumas vezes me lembro de uma música chamada “Andrea Doria” (Legião Urbana) Ela diz: 





"Quero ter alguém com quem conversar
Alguém que depois
Não use o que eu disse
Contra mim." 





Todos nós, em determinados momentos da vida já tivemos alguém que achávamos que era nosso amigo e lamentavelmente descobrimos que não. Todos nós já dissemos essa frase “Eu não devia ter confiado nele(a)!” Todos nós já nos decepcionamos com alguém.






Mas é importante saber que temos alguém que nunca irá nos trair, nunca usará algo que dissemos contra nós mesmos. Nunca irá nos deixar falando sozinho. Alguém que sempre nos ouve e nos atende: Nosso Pai Celestial. Ele sempre irá nos ouvir. Algumas pessoas duvidam, não acreditam que Deus realmente nos ouve. Mas Ele ouve. E nos responde.


Quando eu era criança, sempre ouvia uma música que o vizinho colocava para tocar bem alto. A composição é de Nelson Ned, e parte dela dizia assim:





"Eu hoje estou tão triste 
Eu precisava tanto conversar com Deus
Falar dos meus problemas 
Também lhe confessar, tantos segredos meus

Saber da minha vida
e perguntar porque ninguém me respondeu
Se a felicidade, existe realmente 
ou é um sonho meu"


Não sei se o vizinho ouvia a música por acaso ou ele necessitava de alguém para conversar. Acredito na segunda opção. Acredito nela por que conheço muitas pessoas que se sentem assim: tristes, sozinhas e sem esperanças.


Hoje, se eu pudesse reencontrar meu antigo vinho, eu diria que a felicidade realmente existe, não é apenas sonho, mas é algo que não vamos encontrar nesse mundo. A cada dia plantamos sementes. Boas ou más (nós escolhemos). Mas é certo que tudo o que plantamos, um dia colheremos. E a verdadeira felicidade é algo que não encontraremos aqui. É algo que só teremos plenamente quando um dia voltarmos à presença de Deus. 


Outra coisa que diria, é que quando estivermos nos sentindo com vontade de conversar com Deus, devemos fazê-lo. Devemos ouvir esse desejo e abrirmos nosso coração. Seu Santo Espírito cura todas as feridas, é nosso Consolador nos momentos tristes e de solidão. Nunca nos abandona. E mesmo que a gente não confesse, Deus sabe de todos os nossos problemas. Confessar será apenas um desabafo.


Precisamos desabafar mais com Deus. Os resultados serão maravilhosos. Nos sentiremos mais próximos Dele. E sentiremos o Seu grande amor por cada um de nós.


“Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. Jr.29:12-13.














Recentemente tenho passado por algumas experiências que me fizeram aprender muito. Sou o tipo de pessoa que procura tirar uma lição sobre tudo o que acontece em minha vida, até mesmo nas situações mais corriqueiras. E algo que vem acontecendo com uma certa freqüência em minha família, é recebermos a visita ou uma ligação de algumas pessoas solicitando a nossa ajuda. Na maioria das vezes, não temos como ajudar senão ouvindo e dando alguns conselhos, mas os problemas em si fogem da nossa capacidade de intervir e solucionar, o que nos deixa tristes, nos sentindo impotentes diante das dificuldades de nossos amigos e irmãos necessitados.


Situações assim, nos fazem aprender e crescer espiritualmente. Primeiro por que reconhecemos que não temos poder algum em nossas mãos para agir em benefício do próximo sem o auxílio de Deus. Sem Ele percebemos o quanto somos incapazes. Segundo, podemos ver o que Ele pode fazer para ajudar alguém, e é isso que estou vendo. Em minhas limitações, não posso fazer muitas coisas, mas posso pedir que meus amigos exerçam a fé, e confie que nosso amoroso Pai não vai nos deixar sofrer demasiadamente sem nos mostrar, na mesma proporção, o quanto nos ama e se preocupa conosco. Individualmente. 


Cada sofrimento é uma lição a ser aprendida. Cada situação difícil serve para percebermos que Ele está ao nosso lado e pode intervir, de acordo com a nossa fé, e até mesmo sem ela. Pois a cada dia recebemos bênçãos grandiosas, sem mesmo demonstrarmos a nossa fé. E mesmo assim, Deus nos mostra o Seu amor, e nos encoraja a acreditarmos Nele um pouquinho mais. A confiarmos um pouquinho mais. O amor Dele é infinito. E Ele ama cada um de nós. Individualmente. 


Se exercermos nossa fé, perceberemos os milagres que acontecem a cada dia em nossas vidas. Se acreditarmos um pouquinho mais, Deus nos mostrará milagres maiores. Se refletirmos um pouquinho mais, perceberemos o grande amor que Ele tem por nós. Individualmente.


Então não importa o quanto o mundo o rejeite e o faça se sentir ignorado. Não importa se as pessoas não reconheçam o que você faz, o grande potencial que existe em você. Deus o ama. Individualmente. Ele o observa todos os dias, e o vê, e conhece você. Individualmente. Ele vê seus esforços diários, suas lutas, suas preocupações. Ele vê cada problema seu, cada aflição. E ele sempre nos dá as soluções. Através de nós mesmos, através de outras pessoas, de uma forma ou de outra, Ele nos dá o Seu auxílio. Ele cuida de nós. Individualmente.


Somos seus filhos, os filhos amados de Deus.


“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; por que não o conhece a ele”. I Jo. 3:1






P.S. Sou muito grata a cada pessoa que me procura, e compartilha comigo os seus labores. Fico triste quando sou incapaz, mas logo me regozijo grandemente por ter a oportunidade de, no momento certo, ver o Senhor realizar Seus milagres em benefício de Seus filhos amados.














Gostaria de compartilhar com vocês a letra de uma excelente música, excelente por que nos emociona, cativa, nos faz refletir sobre a nossa condição enquanto SER humano.






Neste Mundo


Neste mundo, acaso, fiz hoje eu


A alguém um favor ou bem?


Se ainda não fiz ser alguém mais feliz,


Falhei ante os céus também!






A carga de alguém mais leve fiz eu,


Por que um auxílio lhe dei?


Ou, acaso, ao pobre que as mãos estendeu


Um pouco do meu ofertei?






Desperta e faz algo mais,


Não queira somente sonhar


Pelo bem que fazemos a paz ganharemos


No céu que será nosso lar!






Muita coisa no mundo há que fazer,


Muita coisa que melhorar


Abre teu coração e dedica atenção


Àquele que precisar!






É nobre e belo prestar um favor,


Servindo ao nosso irmão.


Só quem isso procura merece louvor


Só esse terá galardão!






Desperta e faz algo mais,


Não queira somente sonhar


Pelo bem que fazemos a paz ganharemos


No céu que será nosso lar!


Letra e música: Will L. Thompson, 1847-1909, alt.






Pensei em deixar para vocês apenas a letra da música, sem nenhum comentário, por que acho que depois dessa maravilhosa mensagem, não é preciso dizer mais nada. Mas sinto o desejo de apenas deixar um alerta: Precisamos fazer a nossa parte para deixarmos o mundo um lugar melhor! Não é responsabilidade apenas dos outros, é nossa também. Não temos que pensar que devemos fazer algo mirabolante e salvar o mundo, apenas devemos ajudar mais as pessoas que estão ao nosso redor, bem pertinho de nós, e que, muitas vezes ignoramos.


Um sorriso, um abraço, palavras de consolo, um pequeno serviço como arrumar uma casa, oferecer um jantar, abrir as portas do lar para os amigos. É apenas disso que algumas pessoas precisam. E por mais surpreendente que pareça, muitas pessoas não precisam nem de tudo isso, precisam somente de alguém que possa ouvi-los. Tem tanta gente precisando apenas desabafar! Ou precisando saber que alguém se importa! Crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos precisam de atenção. Tem tanta gente as quais podemos servir, e tantas maneiras, basta olhar com o coração. 


Quando servimos aos outros esquecemos um pouco de nossos problemas, e a vida se torna melhor. Muitas vezes perdemos muito tempo nos preocupando com futilidades, enquanto poderíamos aproveitar melhor esse tempo. Se prestarmos mais atenção às outras pessoas, poderemos ser mais úteis, mais felizes, mais gratos pelo que temos.


Acredite, não iremos encontrar a paz neste mundo, mas podemos encontrar a paz dentro de nós mesmos. E só conseguiremos isso, quando cuidarmos um pouco mais de nossos irmãos.










Hoje eu estava pensando em algumas pessoas que conheço, pessoas que, como tantas outras, passam por tantas dificuldades, tantos problemas. O mundo em que vivemos é repleto de dificuldades: doença, desemprego, inimizades, inveja, traições... a lista é imensa. 


Em momentos de dificuldade, começamos a nos questionar, queremos saber o motivo pelo qual estamos passando por aquela situação, questionamos se merecemos ou não aquilo, a seguinte pergunta vem à mente: “Por que eu?”, e depois de tantos conflitos com a nossa mente, muitas vezes começamos a perder a fé.


Sabemos que Deus nos ama, que Ele é nosso Pai e quer o melhor para nós. Mas quando as dificuldades só aumentam, começamos a duvidar, e acreditamos que a felicidade não é algo para nós, e sim para os outros, começamos a nos lembrar de fulana, beltrana, que não ta nem aí pra nada e tem tudo o que quer, parece viver feliz, sem problemas e dificuldades, então logo a vida dos outros parece ser melhor que a nossa e achamos que Deus nos deixou um pouquinho de lado e está cuidando apenas dessa e daquela outra pessoa.


Hoje não vou escrever minuciosamente sobre a razão das nossas dificuldades, vou apenas alertar que, a nossa fé sempre será testada. E precisamos descobrir, por nós mesmos, se realmente temos fé. Só iremos saber disso, nos momentos de dificuldades, nos momentos em que tudo o que nos resta é acreditar. Nos momentos em que não encontramos soluções para nada, é o momento de exercitarmos nossa fé.


Não sei quando será o fim de nossos problemas. Só sei que haverá um fim. E sei que custe o que custar, dure o tempo que durar, nossos problemas terão fim. E Deus sempre está ao nosso lado nos momentos difíceis, mas Ele nos permite duvidar por que quer que a gente cresça, amadureça e exercite o poder da nossa fé. 


“Se tiverdes fé, nada vos será impossível” Mt.17:20






























Uma de minhas escrituras favoritas fala sobre amor. Convivemos com pessoas diariamente, e é comum amarmos ou dizermos que amamos as pessoas com as quais convivemos. Mas será que realmente sabemos o que significa amar? Gosto de pensar sobre isso, pois às vezes repetimos palavras ou expressões sem sequer nos darmos conta do que estamos falando. “Eu te amo” é uma delas, algumas pessoas chegam a repetir mecanicamente essa frase sem nunca ter se dado conta do que realmente ela significa. Sou do tipo de pessoa que não considera importante dizer ou ouvir “eu te amo” o tempo todo. Acredito que as ações falam mais do que as palavras. Se alguém realmente me amar, eu vou saber. E se amo alguém, essa pessoa também sabe. As atitudes demonstram o amor.


Se alguém lhe perguntar se você ama a Deus qual será sua resposta? “Sim”, eu imagino. E se alguém lhe perguntar se é fácil amar a Deus, qual será a resposta? Imagino que “sim” também. Mas então eu lhe pergunto: É fácil amar a Deus ou é fácil dizer que ama a Deus? Entre falar que ama e amar realmente, há uma grande diferença...


Quando amamos alguém, fazemos de tudo para fazer essa pessoa feliz, não é verdade? Queremos vê-la sorrindo, queremos estar próximo dela, gostamos de conversar com ela, enfim, demonstramos nosso amor de muitas formas.


E se amamos a Deus, estamos fazendo de tudo para vê-Lo feliz? Será que se nosso Pai amado estivesse a nossa frente, olhando para nós, nossas atitudes, Ele iria nos sorrir? Como anda nossas conversas com Ele? Será que fazemos Dele nosso amigo presente? Alguém em quem confiamos e vamos imediatamente em sua busca compartilhar nossas alegrias e conquistas?


O Salvador foi bem claro: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” Jo. 14:15. Será que estamos fazendo o que Ele nos pede? Será que estamos nos esforçando para que Ele se orgulhe de nós? Se sinta feliz com a maneira como estamos levando a nossa vida?


“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama” Jo. 14:21. Lembrem-se disso.


É fácil dizer que ama a Deus, mas amá-Lo de verdade, é algo que devemos parar e pensar...


Uma de minhas escrituras favoritas se encontra também em João, no capítulo 21, quando Jesus aparece novamente aos seus discípulos. A parte que eu mais gosto e que me faz sempre refletir é quando Jesus conversa com Simão Pedro e lhe pergunta se ele o ama. Simão responde que sim. Mas Jesus Cristo pergunta pela segunda vez: Amas-Me? E Simão responde: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Mas Jesus pergunta pela terceira vez, e Simão se entristece... E o Salvador lhe pede pela terceira vez: Apascenta as minhas ovelhas... Ou em outras palavras: Se me amas, faz o que eu te peço!


Se Jesus nos perguntasse se o amamos, imediatamente responderíamos, sim. Se Ele nos perguntasse pela segunda vez, iríamos responder que sim, mas iríamos refletir um pouco mais sobre a nossa resposta. Mas se Ele nos perguntasse pela terceira vez? Quais seriam nossos sentimentos? A resposta seria tão segura quanto da primeira vez? “Sim, Jesus, eu te amo!” Será?


Precisamos realmente amar a Jesus, sermos gratos por tudo o que Ele fez e ainda faz por nós. Precisamos amá-Lo com um coração sincero e disposto a fazer tudo o que Ele nos pede. Precisamos realmente amá-Lo! Ele nos conhece melhor do que nós mesmos, conhece os desejos de nossos corações, cada ação e cada pensamento nosso, Ele sabe, se realmente O amamos!


Beijos, e até mais!






















Certa vez alguém me disse: “As pessoas seriam bem mais felizes, se lessem e compreendessem as escrituras”, concordo plenamente, o que falta neste mundo é a leitura e compreensão dos ensinamentos que nosso Pai nos deixou. E através de Seu filho, nosso Salvador, podemos aprender grandes lições para nossas vidas, e encontrar a verdadeira felicidade. A felicidade que não depende de bens materiais, nem do que vemos em nosso mundo exterior, e sim a felicidade que surge dentro de nós, quando passamos a compreender o verdadeiro sentido da nossa existência. Para isso é claro que precisamos dela, das escrituras. Ler, compreender e aplicar na vida diária os ensinamentos contidos nas sagradas escrituras. Simples, não é? Mas esse é o segredo da felicidade plena! E hoje, humildemente peço a Deus, que me ajude a levá-los a compreender que todo ser humano, é único, é especial e é imensuravelmente amado por Deus. Todos somos Seus filhos. Todos, sem exceção. Esse é o primeiro passo, reconhecer que cada pessoa que existe neste mundo, é um filho de Deus, amado por Ele. E por que é tão importante reconhecer isso? Para deixarmos de olhar torto para toda pessoa que aparentemente é tão diferente de nós, para as pessoas que não compartilham de nossos ideais, que se vestem fora da moda, que não tem os mesmos gostos que nós, nem freqüentam os mesmos lugares, que excluímos, ou até mesmo rejeitamos, sem nos darmos sequer o trabalho de pensar que aquela pessoa é um filho amado de Deus, e que Ele o ama.


Será que se olharmos as pessoas através dessa nova perspectiva passaremos a amar mais nossos semelhantes?


Jamais deveremos esquecer que o primeiro mandamento é amar ao Senhor, nosso Deus, de todo o coração. Mas qual o mandamento que vem logo após? Amar nosso próximo como a nós mesmos. Amar ao nosso próximo. Só podemos fazer isso nos afastando um pouco do nosso egoísmo natural, de nossas preocupações diárias com nós mesmos, e olhando mais as pessoa ao nosso redor, suas preocupações, suas dificuldades, suas verdadeiras necessidades, e após isso, precisamos ser solidários e fazer a nossa parte. O Senhor ajuda as pessoas através de outras pessoas. Já pensou que essas “outras pessoas” algumas vezes precisa ser nós? Isso mesmo, nós! Somos nós que devemos agir, e não esperar que um anjo apareça ou o próprio Jesus Cristo venha dos céus para socorrer nossos irmãos. Nós que devemos ser instrumento de Suas mãos. E o próprio Salvador disse que “ quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” Mt. 25:40.


Então, será que não devemos dar mais ouvidos a essa afirmação do Mestre?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons