Por que o brasileiro lê pouco?

11 de maio de 2011 0 comentários

Que o brasileiro lê pouco, todo mundo sabe, não vou nem citar os dados das pesquisas que fiz no Google. Mas o que questiono aqui é: Por que o brasileiro não gosta de ler? Quando eu falo “brasileiro” estou me referindo à população de um modo geral, pois é claro que aqui na Net, encontrei leitores e escritores assíduos, pessoas com um talento incrível na arte da escrita e leitores vorazes. Mas esse grupo ainda é pequeno em relação a nossa grande população.

Quando eu era estudante do curso de Letras, lembro que uma vez a coordenadora do curso falou que deveríamos ler, no mínimo, doze livros por ano, um a cada mês. Alguns estudantes acharam isso um absurdo. Estamos no quinto mês do ano, e estou lendo o nono livro, sendo que nestes cinco meses também escrevi meu próprio livro, e li vários artigos na Internet sobre variados temas. Eu me pergunto: Se os estudantes de Letras consideraram o desafio de doze livros por ano uma ação irrealizável, o que dizer dos demais universitários? Como os futuros professores do curso de Letras se sairiam diante de uma sala de aula? Como instigar nos alunos o gosto pela leitura? Será que o baixo índice de leitura no Brasil começa por aí? Pelos professores? Ou será que começa entre as paredes do próprio lar?

Cresci numa casa onde havia uma estante cheia de livros. Gramáticas, enciclopédias, livros de português (disciplina que minha mãe lecionava) e coleções de clássicos literários. Não eram livros esporádicos, eram coleções. Coleções de Machado de Assis, José de Alencar... Daquelas de capa dura, que não existe mais em nenhuma estante.

Certa vez ouvi de alguém: “Para que tantos livros? Sua casa não é uma biblioteca!” Se a maioria das pessoas também pensarem assim, isso explica o índice de leitura no Brasil.

Dê um livro a uma criança de três anos. Sabe o que ela vai fazer com ele? Folheá-lo, vai observar as figuras, vai tentar expressar o que está vendo, vai criar histórias. Leia para uma criança de três anos. Ela vai ouvi-lo atentamente. Deixe que uma criança tenha seus próprios livros. Ela vai fazer deles parte de seus brinquedos. Parte de seu dia a dia. Mas se os pais não lêem, e se os professores não ensinam pelo exemplo, o que esperar dos índices de leitura?

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Apreciando a Leitura | TNB