Resenha do livro A Janela de Overton


Quando iniciei a leitura do livro A Janela de Overton, confesso que me senti um pouco apreensiva pelo fato da minha posição ser completamente apolítica e o autor do livro, Glenn Beck, sendo comentarista político, não nos poupou em rechear o livro com variados tipos de discursos partidários. Mas isso, de forma alguma, tornou a leitura maçante, nem é um livro “para americanos” como li por aí em algum lugar.
O livro relata a realidade dos aspectos políticos, econômicos e sociais da atualidade, realidade para qual geralmente fechamos os olhos, e deixamos que simplesmente, as coisas aconteçam.
E mesmo que não mudemos a nossa posição, mesmo que não vistamos uma camisa e saiamos da zona de conforto para ir à luta de uma grande causa, pelo menos, devemos estar cientes do que acontece ao nosso redor.
Mas vamos ao livro:
Noah Gardner é um jovem executivo de relações-públicas, que trabalha na empresa de seu pai, Arthur Gardner (um homem muito rico, austero e arrogante!). Noah vive confortavelmente em seu trabalho, e em sua vida social privilegiada. É um jovem rico, bonito e talentoso e sabe muito bem fazer uso dessas qualidades tanto nos negócios como em sua vida pessoal. Mas isso tudo muda completamente quando ele conhece Molly Ross, uma jovem bonita e atraente que usa todo o seu poder de sedução para atrair Noah ao mundo dela. A partir de então, nós leitores, somos envolvidos por uma incrível história de suspense, onde há dúvidas, desconfiança, traições.
O livro deixa claro que nem tudo o que vemos ou ouvimos foi o que realmente aconteceu. Shakespeare dizia que “não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados.” A mídia geralmente camufla um desses lados, em benefício de poucos. O fato é que somos seres facilmente influenciáveis e preferimos acreditar no que nos parece mais fácil, ou mais confortável. Quanto maior a ilusão, melhor.
A verdade é que há poder e manipulação em quase tudo o que acontece em nossa volta. Os valores morais são facilmente esquecidos quando o objetivo é contribuir com o egoísmo, a ganância o apetite insaciável pelo poder e controle de tudo e de todos.
Abra bem os olhos, e você verá que nem tudo é ficção, há conspirações em todo lugar... E veja como se move a Janela de Overton!


FICHA TÉCNICA
Autores: Glenn Beck
Titulo: A Janela de Overton
ISBN: 9788563219350
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 384

Editora Novo Conceito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons