Resenha do livro O Preço de uma Lição

19 de dezembro de 2011 0 comentários




Eu li tantos livros esse ano que me surpreendo ao conseguir lembrar de todos os personagens. Mas algo realmente inusitado aconteceu com “O Preço de Uma Lição”, é que eu só fui perceber que o personagem não tinha nome quando terminei o livro e fui escrever a resenha. Ao sentar diante do computador para começar a resenha pensei... “Opa! Como é mesmo o nome dele?” Peguei o livro, folheei e nada... Depois pensei: “Não tem mesmo o nome dele ou esse detalhe me passou despercebido?”


Então resolvi ler algumas resenhas do livro para confirmar se o personagem do livro não tem mesmo o nome divulgado e me surpreendi com duas coisas: Não, ele não tem o nome divulgado. E a outra coisa foi: Quanto comentário negativo sobre esse livro! Dizem que o personagem é perfeito demais, que a história é cansativa, teve gente que disse que não conseguiu ler o livro todo, outros disseram que não gostaram do final... Chegaram até a dizer que dava para perceber quando era um autor e quando era o outro (já que o livro tem dois autores: Federico Devito e Gutti Mendonça). Confesso que não tive essa leitura tão atenciosa!!!


Vou dar a minha opinião: Concordo com a maioria das coisas que li, mas mesmo assim... O livro é tão bonzinho... Eu gostei. Claro houve um momento que eu achei o casal meio chato, mas todo casal tem uma fase chata, não é mesmo?


Então vamos lá:


No início do livro há um pequeno relato de quando eles eram crianças (o personagem principal e seus amigos Paulinho, Manuela e Cláudia). Os anos se passam, o grupinho cresce, mas continuam amigos. Então o livro é um relato da vida de um adolescente, suas amizades, suas paqueras, a primeira namorada (se é que pode se chamar o que aconteceu de namoro), enfim, os primeiros passos na vida amorosa. O rapaz tem algumas experiências com as garotas, até chega a gostar de alguma delas, mas o amor mesmo, ele só vai descobrir quando conhece a Juliana. Uma garota de quinze anos que vai mudar toda a sua vida. E muda mesmo. Ele passa a ter uma vida muito dependente da dela. Tudo o que ele faz ou pensa, Juliana está em primeiro lugar. Quando eles passam por uma fase ruim e o namoro acaba, o garoto fica numa pior, pior mesmo! Mas com tudo isso ele aprende muitas lições. Uma delas é que vale a pena amar, mesmo que não sejamos correspondidos da mesma forma, vale a pena sentir algo bom por alguém e desejar o melhor para essa pessoa. 


É um romance bem típico de adolescente, mas vale a pena ler o livro e relembrar nossa juventude, as amizades que crescem junto com a gente. Os erros e acertos. É uma leitura prazerosa. Recomendável para quem quer uma leitura leve e juvenil.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Apreciando a Leitura | TNB