Resenha do livro O Preço de uma Lição





Eu li tantos livros esse ano que me surpreendo ao conseguir lembrar de todos os personagens. Mas algo realmente inusitado aconteceu com “O Preço de Uma Lição”, é que eu só fui perceber que o personagem não tinha nome quando terminei o livro e fui escrever a resenha. Ao sentar diante do computador para começar a resenha pensei... “Opa! Como é mesmo o nome dele?” Peguei o livro, folheei e nada... Depois pensei: “Não tem mesmo o nome dele ou esse detalhe me passou despercebido?”


Então resolvi ler algumas resenhas do livro para confirmar se o personagem do livro não tem mesmo o nome divulgado e me surpreendi com duas coisas: Não, ele não tem o nome divulgado. E a outra coisa foi: Quanto comentário negativo sobre esse livro! Dizem que o personagem é perfeito demais, que a história é cansativa, teve gente que disse que não conseguiu ler o livro todo, outros disseram que não gostaram do final... Chegaram até a dizer que dava para perceber quando era um autor e quando era o outro (já que o livro tem dois autores: Federico Devito e Gutti Mendonça). Confesso que não tive essa leitura tão atenciosa!!!


Vou dar a minha opinião: Concordo com a maioria das coisas que li, mas mesmo assim... O livro é tão bonzinho... Eu gostei. Claro houve um momento que eu achei o casal meio chato, mas todo casal tem uma fase chata, não é mesmo?


Então vamos lá:


No início do livro há um pequeno relato de quando eles eram crianças (o personagem principal e seus amigos Paulinho, Manuela e Cláudia). Os anos se passam, o grupinho cresce, mas continuam amigos. Então o livro é um relato da vida de um adolescente, suas amizades, suas paqueras, a primeira namorada (se é que pode se chamar o que aconteceu de namoro), enfim, os primeiros passos na vida amorosa. O rapaz tem algumas experiências com as garotas, até chega a gostar de alguma delas, mas o amor mesmo, ele só vai descobrir quando conhece a Juliana. Uma garota de quinze anos que vai mudar toda a sua vida. E muda mesmo. Ele passa a ter uma vida muito dependente da dela. Tudo o que ele faz ou pensa, Juliana está em primeiro lugar. Quando eles passam por uma fase ruim e o namoro acaba, o garoto fica numa pior, pior mesmo! Mas com tudo isso ele aprende muitas lições. Uma delas é que vale a pena amar, mesmo que não sejamos correspondidos da mesma forma, vale a pena sentir algo bom por alguém e desejar o melhor para essa pessoa. 


É um romance bem típico de adolescente, mas vale a pena ler o livro e relembrar nossa juventude, as amizades que crescem junto com a gente. Os erros e acertos. É uma leitura prazerosa. Recomendável para quem quer uma leitura leve e juvenil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons