Resenha do livro Os Guardiões - Liana Zecca

13 de dezembro de 2011 6 comentários



Recebi o livro “Os Guardiões” da escritora Liana Zecca e posso dizer que foi um dos melhores presentes que recebi em 2011. O livro é belíssimo. A história é encantadora. Quando terminei de ler pensei na imensa responsabilidade que tinha em escrever uma resenha que realmente pudesse transmitir a grandiosidade dessa história que é linda, comovente, instrutiva e acima de tudo que cria em nós o desejo de olhar a nossa volta e perceber a nossa natureza sendo devastada e junto com ela nossos animais, nossa cultura, e as nossas raízes indígenas. 


Liana Zecca nos permite fazer essas reflexões e aborda os temas relacionados a preservação de um modo bem sutil. Quando falo sutil é por que ela mescla esse tema junto ao romance vivido por Adélia, uma mulher que acabara de completar 50 anos e mesmo tendo tido uma vida relativamente boa, ainda não tinha encontrado a plena satisfação, pois ela acreditava que cada pessoa tinha uma missão e em seus 50 anos de vida, ela ainda não tinha encontrado a dela. Tinha vivido alguns romances, mas nunca havia encontrado um verdadeiro amor. Diante disso Adélia resolve deixar tudo para trás e encarar uma jornada indo até ao Peru fazer a trilha Inca até Machu Pichu entre outras trilhas até ao Equador. Adélia não tinha certeza em busca do quê ela estava indo, mas sabia que tinha que partir, e seu destino era o Peru. Lá encontraria um guia para ajudá-la em sua jornada.


Chaski era o guia ideal, um índio peruano que conhecia melhor que ninguém todas aquelas trilhas. Apesar de ter 60 anos, Chaski era másculo e jovial, sua vida como andarilho e longe dos vícios o ajudou a ser um homem de boa aparência, saudável e forte. Fato esse que não passou despercebido por Adélia, que logo se sentiu atraída por aquele índio. Chaski sentiu o mesmo por Adélia, mas ambos não admitiram isso logo de imediato. Controlaram essa paixão até quando não puderam mais. E a partir de então toda a história passa a fazer sentido para ambos. Os pesadelos que Adélia tinha desde criança passaram a ganhar um significado maior, ela começou a compreendê-los. Então os mistérios começam a ser desvendados, Adélia passa a compreender a razão de se sentir inspirada a fazer essa viagem e aos poucos ela vai descobrindo a sua missão. 


Durante o percurso, Chaski ensina Adélia a sobreviver em meio à natureza, ela aprende a caçar, a usar o arco e a flecha, a se defender dos animais e outros perigos, a conhecer ervas medicinais e o mais importante, a amar sem restrições. Graças à companhia e amor de Cheski, Adélia se descobriu como guerreira e mulher.


Não preciso nem falar que amei o livro! E é óbvio que recomendo sua leitura. Eu fiquei feliz e encantada por ter mais uma prova de que temos em nosso país excelentes escritores. “Os Guardiões” é um livro digno de ser apreciado e explorado. A escritora ainda nos presenteou no final do livro com um poema seu, que é uma homenagem a todos os índios (bolivianos, peruanos, equatorianos e americanos). Foi uma junção perfeita, o romance e o poema, pois o poema nos faz refletir sobre toda a história e faz nascer em nós o desejo de preservar a nossa história, a nossa natureza e a nossa vida, o nosso passado e o que estamos deixando para o nosso futuro.



Autor: Zecca, Liana



6 comentários:

  • Lanaliana disse...

    Elaise, não sei nem como agradecer por tão lindas palavras, Os Guardiões é meu primeiro livro e esta resenha a primeira que recebo e como um primeiro amor, eu jamais vou esquecer.
    Obrigada

  • cristiano disse...

    No último dia do ano de 2011 acabei a leitura do Livro Os Guardiões. Um bom livro, digno de ser apreciado e recomendado. A autora Liana Zecca criou uma historia fabulosa narrada com uma escrita minuciosa, rica em particularidades e transformações, em alguns momentos a forma como escreveu detalhes pareceu dominar o estilo Machadiano. Basta-me dizer: Adorei a leitura e se querem livros bons para ler em 2012 este é um; portanto, este livro é por mim RECOMENDADÍSSIMO!

  • • Ӗwerton Ľenildo. disse...

    Ameei, eu quero ler agora. E autora nacional? Ai que dá vontade hehe
    Linda resenha, me esclareceu tudo sobre esse livro,e eu sei que se eu for ler, não irei me arrepender ;D
    Ficou a dica, valeu. *--*
    Estou seguindo com maior prazer hehe
    Sucesso SEMPRE, beeeijão ;*


    Ewerton Lenildo – Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Apreciando a Leitura | TNB