Resenha de Lições de Vida


Ao analisar o título do livro eu imaginei que aprenderia grandes lições. De fato aprendi algumas, inclusive sobre como escrever uma história simples de forma interessante. Maggie Moran não é nenhuma personagem espetacular - e isso é o que torna o livro interessante -, ela é uma mulher comum vivendo situações corriqueiras. No início do livro a trama é tão básica que eu até pensei que não aguentaria ler o livro todo. Mas lentamente fui persistindo, e, após algumas semanas, concluí a leitura do livro. A história não te prende, mas é boa. Só cria uma certa expectativa no final, mas a autora, para não perder o estilo, fez um final simples também, sem uma enorme reviravolta. A leitura valeu a pena. Pois aprendi a gostar de Maggie no decorrer das páginas. 

A história começa com Maggie e Ira - seu esposo, indo ao velório de Max, esposo da melhor amiga de Maggie, Serena. Durante a viagem eles conversam, discutem, relembram o passado e aos poucos a autora nos fornece fragmentos dele, de acordo com as lembranças de Maggie. 

Ira e Maggie têm dois filhos: Jesse, que é integrante de uma banda de rock e faz o estilo irresponsável e Daisy, a garota certinha-perfeitinha que de certa forma menospreza um pouco a mãe, que é atrapalhada e meio maluca. Gente, essa Maggie tem cada ideia! E faz cada coisa!

Durante a história, Maggie tenta a todo custo reativar o casamento de Jesse com Fiona e ter mais aproximação com a sua netinha, Leroy. Maggie tenta a todo custo reaproximar Jesse e Fiona que, segundo ela, ainda se amam e só precisam de uma forcinha de alguém (no caso, a própria Maggie) para poderem ficar juntos.

Ira acusa Maggie de interferir e querer controlar a vida das pessoas (e ela faz isso mesmo. Com a melhor das intenções, mas faz.), mas até que no fim das contas ele é bem paciente com ela e entende suas reais intenções. Ela procura sempre ver o melhor nas pessoas, inclusive tenta encobrir a irresponsabilidade de Jesse. E Ira é mais realista, e um pouco duro com o filho. Na verdade ele é um pai meio ausente e somente quando está no limite de sua paciência é que coloca sua opinião para fora, dizendo aquelas verdades que ninguém quer ouvir. 

Lições de Vida é uma história que relata o cotidiano de uma família comum. Isso é o que torna o livro interessante. É um livro para um leitor sossegado que não está em busca de aventuras, mas relata de forma sutil os sentimentos e conflitos que existem nas relações familiares, nas relações com os amigos e na relação com a vida. Recomendo!

Mais informações no site da Editora Novo Conceito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons