Resenha do livro Como lidar com a teimosia de seu filho


Como lidar com a teimosia do seu filho


Sempre gostei de temas relacionados à família. E desde que me tornei mãe amo ler sobre crianças, mais precisamente como lidar com elas. Então quando me deparei com o livro Como lidar com a teimosia do seu filho, do psicólogo e terapeuta familiar, James Dobson, não hesitei em comprar o livro. 

No início apreciei muito a leitura, mas depois não concordei com alguns conselhos do Dr. Dobson. Essa questão de educar filhos é algo muito pessoal. O que funciona para uns não funciona para outros. E o que é bom para algumas famílias não é bom para outras. A verdade é que o Dr. Dobson entra na famosa e polêmica questão do "bater" para educar, para fazer o filho lhe respeitar, para ele entender quem é que manda...

O Dr. Dobson não foi agressivo, ele até enfatiza a questão de demonstrar amor após "disciplinar" o filho. Mas após algumas experiências pessoais e leituras sobre o assunto, posso afirmar que sou contra bater. Mas também não sou extremista, não acho que o fato de bater irá transformar uma criança rebelde, traumatizada, etc. E falo de palmadas, não de agressão. Levei palmadas quando criança e amo meus pais e também não fiquei traumatizada. Se levei as palmadas foi porque as mereci. E hoje, como mãe, eu sei mesmo que mereci as palmadas!

No entanto, eu acredito que os pais, quando recorrem às palmadas, é porque estão cansados, não sabem mais o que fazer ou querem resolver logo o assunto. Então, por isso, sou contra as palmadas. Apesar de estarmos fatigados, o melhor é mandar o filho para o quarto e tentar um diálogo depois. E, se preciso, dar uma punição. Privar o filho de algo que ele goste como TV, computador, tablet, enfim, cada família saberá como agir.

Mesmo não concordando com alguns pontos de vista do Dr. Dobson, eu li o livro inteiro e pude aprender algumas coisinhas novas. O livro fala bastante sobre como as crianças são capazes de manipular os pais. Então não se iludam, seus pequenos são capazes de fazer coisas que vão lhe surpreender para ter o que querem. É preciso muito autocontrole e sabedoria para saber educar os pequenos. 

Uma frase do livro me encantou bastante:

"Oh, sim, filhos custam caro, mas valem o preço. Além disso, nada que tem valor é barato."

Comentários

  1. Olá
    nossa isso sim é um livro que minha tia tem que ler rsrs, tipo os filhos dela são uns capetas, kk, adorei saber que tem livros desse genero no mercado gostei da capa, bem simples mas pratica
    Bjks, já estou seguindo
    Passa Lá No Meu,Tem Resenha Nova - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Netinho!
    Passei no seu blog. Já estou seguindo também!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons