A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff


Nunca havia lido um livro onde houvesse um personagem suicida. Isso até parece meio sinistro, mas Michelle Falkoff torna a história mais amena, principalmente por Sam, o melhor amigo de Hayden. O garoto é tão meigo que faz com que esse tema "suicídio" se torne menos "pesado".

Foi Sam quem encontrou Hayden morto. Não gosto nem de imaginar! Ainda bem que a autora nos poupou de alguns detalhes.

Hayden era vítima de bullying na escola. O seu próprio irmão, Ryan, e os amigos deles infernizavam a vida de Hayden. Sam, por seu melhor e único amigo, acabava sofrendo um pouco com isso também.

Então houve uma festa. Sam e Hayden nunca participavam das festas organizadas por alunos da escola. Mas dessa, por um motivo que Sam desconhecia, Hayden queria participar. Houve uma confusão, Hayden foi para casa e cometeu suicídio.

O livro não conta logo de cara o que aconteceu. Fragmentos do que ocorreu na festa são relatados por Sam no decorrer da história.

O que Sam descobre é que mesmo sendo o único amigo de Hayden não sabia todos os segredos dele. Aliás, Sam nem sabia que o amigo possuía segredos. A única coisa que Hayden deixou para Sam foi um bilhete que pedia para ele ouvir uma playlist onde ele entenderia...  Na verdade, essa seleção de músicas não facilitou muito as coisas para Sam. Ele teve que contar com outros personagens como Astrid, Eric, Jess e outros amigos para ir entendendo, aos poucos, o que se passava pela mente do Hayden para desistir de tudo.

Bullying é um assunto muito debatido nas escolas atualmente. O suicídio de alguns jovens que são vítimas desse abuso também é algo real, portanto, A Playlist de Hayden é um livro que nos leva a refletir sobre as consequências de maltratar alguém e do que um ser humano extremamente ferido é capaz. O livro também aborda sobre a vingança, homossexualismo, preconceito, intolerância... Temas fortes, mas com um toque de sutileza que vai fazer você amar a história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons