Resenha do livro Zac e Mia


Quando soube que a Editora Novo Conceito iria publicar esse romance imaginei que seria mais uma daquelas histórias onde os jovens sofrem com câncer e alguém morre no final e snif, snif, snif... Mas não! Para minha satisfação como leitora Zac e Mia é um romance superfofo que me encantou.

A história é narrada sob a perspectiva de Zac e de Mia. Zac é um personagem megacativante e minha paixão por ele foi imediata; já a Mia demorou um pouquinho para me conquistar.

Eles se conhecem no hospital. Ambos têm câncer. Zac tinha passado por um transplante de medula, estava em observação. O garoto estava bem otimista. Já Mia havia acabado de chegar ao hospital, havia descoberto o câncer recentemente e não estava nem um pouco preparada para enfrentar a situação. Como eles eram vizinhos de quarto, Zac escutava os desabafos da garota, seus gritos com a mãe e a equipe médica, seu choro ao ficar sozinha, seu desespero por tudo aquilo.

Zac, ao contrário de Mia, se dava superbem com a mãe, vivia cercado de amor por familiares e amigos e passava pela luta contra o câncer com mais tranquilidade, pois sabia que não havia muito o que fazer a não ser se submeter ao tratamento. Ele entendia que havia situações piores, níveis mais avançados que o dele e que só restava ter esperança que tudo desse certo.

Zac é o tipo de garoto que dá o melhor de si e espera o melhor dos outros. Ele fazia amizade com as enfermeiras, com os demais pacientes, enquanto Mia se fechava em seus problemas.

Quando saiu do hospital, Zac tentou manter a rotina trabalhando na fazenda de sua família e recuperando os estudos. Meio que por acaso ele e Mia se reencontram e Zac descobre que ajudar Mia é mais complicado do que parece. Mia passa por uma transformação muito dura. Ela era o tipo de pessoa acostumada a conseguir tudo através de sua beleza, e a partir do momento que sua aparência física mudou, ela teve que recuperar sua autoestima e descobrir que seu valor está além da beleza exterior.

Algumas partes do livro são um encanto. O final é mais encantador ainda. Mia descobre a força que tem e que é capaz de ajudar a si mesma e retribuir todo o apoio e todas as lições que aprendeu com Zac.

Zac e Mia é um livro que realmente recomendo. Você não vai se arrepender de conhecer a história desses dois jovens de personalidades tão diferentes, mas que, unidos através de uma tragédia, vão descobrir que apesar de todos os desafios, a vida vale a pena.



Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons